O Instituto de pesquisa GfK Consumer Choices e o Instituto Ibope liberaram duas pesquisas bastante significativas para o mercado de games no Brasil. E os resultados são bastante animadores para a indústria, e até mesmo supreendentes para alguns: Cerca de 1 a cada 3 brasileiros possuem um console em sua residência (1/3 do Brasil é gamer \o/!), revelando ainda um crescimento de 53% na compra dos mesmos no Brasil.

A maior parte dos consoles presentes em residências tupiniquins, ainda é composta pelo recém-descontinuado PS2, que mantém sua posição há anos, no mercado nacional. Entre a geração atual, a briga fica entre, claro, o PS3 e Xbox 360, (com uma leve vantagem para a Sony nesta questão).

 

sony playstation move vs microsoft xbox kinect Veja a lista com os 10 jogos mais vendidos de 2012 e surpresas sobre o mercado de games no Brasil

 

O aumento na compra de consoles se deu parcialmente pela queda de preços nos consoles (como a produção do Xbox 360 em território nacional, por exemplo). Podemos ainda sugerir outros fatores, como o próprio aquecimento da classe média nacional e uma popularização do universo de games no mundo – com produções da indústra do entretenimento baseadas em games que chamaram a atenção da grande mídia, nos últimos anos.

“O que está acontecendo é a migração de compras feitas no mercado informal para o oficial”

Segundo Oliver Römerscheidt, gerente de negócios de entretenimento da GfK. “O que está acontecendo é a migração de compras feitas no mercado informal para o oficial”. Porém, dados ainda revelam uma imensa fatia do mercado recorrendo a formas “alternativas” de adquirir seus jogos, uma vez que quase metade (48%) dos entrevistados, afirmam comprar em camelôs e afins.  A fatia do mercado para as revendas oficiais é ainda modesta, 17%. Isso é justificado pelos entrevistados pela barreira, ainda existente, dos preços.

Ainda em relação aos jogos,  dentre outras informações que a pesquisa (GfK) revela, temos a lista dos games mais vendidos  de 2012 no Brasil. A pesquisa foi feita com uma amostragem de mais de 2.000 estabelecimentos brasileiros para fazer a apuração. E o resultado não é muito diferente do que se espera no país do futebol: As 3 primeiras colocações são de jogos da franquia FIFA e PES, com o último ocupando 2 das primeiras colocações:

 

Blah Cultural PES x FIFA 2013 Veja a lista com os 10 jogos mais vendidos de 2012 e surpresas sobre o mercado de games no Brasil

 

Xbox 360

1. Pro Evolution Soccer 2012 – Konami
2. Pro Evolution Soccer 2013 – Konami
3. FIFA Soccer 13 – Electronic Arts
4. Kinect Sports II – Season Two – Microsoft
5. Call of Duty: Black Ops II – Activision
6. Gears of War 3 – Microsoft
7. Dance Central 2 – Microsoft
8. Dance Central – Microsoft
9. Assassin’s Creed – Ubisoft
10. Kinect Star Wars – Microsoft

PlayStation 3

1. Pro Evolution Soccer 2013 – Konami
2. Pro Evolution Soccer 2012 – Konami
3. FIFA Soccer 13 – Electronic Arts
4. Call of Duty: Black Ops II – Activision
5. FIFA Soccer 12 – Electronic Arts
6. God of War Collection – Sony CE
7. Grand Theft Auto IV – Rockstar Games
8. God of War III – Sony CE
9. Assassin’s Creed – Ubisoft
10. Assassin’s Creed II – Ubisoft

Wii

1. Just Dance 3 – Ubisoft
2. Pro Evolution Soccer 2012 – Konami
3. Just Dance 4 – Ubisoft
4. Donkey Kong Country Returns – Nintendo
5. New. Super Mario Bros Wii – Nintendo
6. Mario Party 9 – Nintendo
7. Wii Sports – Nintendo
8. The Legend of Zelda: Twilight Princess – Nintendo
9. Super Mario Galaxy 2 – Nintendo
10. Mario Kart Wii (jogo + volante) – Nintendo

Podemos analisar que o perfil do gamer brasileiro é talvez mais casual do que esperávamos. Jogos de futebol e de Kinect configurando entre os mais vendidos do ano, enquanto games mais hardcores como Gears of War III em sexto lugar da lista (do X-Box, claro), pintam bem esta figura para a gente. Também temos uma presença supreendente de tiozões dessa geração, como GTA IV e Assassins Creed no top 10 de jogos mais vendidos de 2012.

 

wallpaper gta 4 04 1680x1050 Veja a lista com os 10 jogos mais vendidos de 2012 e surpresas sobre o mercado de games no Brasil
A lista também revela a importância do fator preço no Brasil. Quase todos os jogos da lista, além de não serem lançamentos do ano de 2012, possuem preços abaixo da média dos R$200,00 (vista em jogos de consoles atualmente). Os mais antigos, chegam a sair por menos de 1/3 deste valor, mesmo em revendas oficiais. Isso mostra que existe uma vontade muito grande do público gamer em  formalizar seu acesso aos jogos, que é impedida quase que exclusivamente pela barreira dos preços absurdos no Brasil - frutos de uma taxa tributária digna de ficção.

O site Arkade faz uma comparação bastante interessante com o mercado americano: Uma pesquisa muito similar lá, revela que os jogos mais comprados no último ano, foram games mais pesados (Black Ops 2, Assassins Creed III, Halo 4 e etc) e em lançamento no ano. Isso revela um público muito mais hardcore, graças a uma política de preços muito mais acessível ao mercado gamer americano. Não é a toa que, frente aos nossos 31%, 56% dos Estados Unidos possuem pelo menos um video-game em suas residências.

 

best buy halo4 preorder Veja a lista com os 10 jogos mais vendidos de 2012 e surpresas sobre o mercado de games no Brasil

 

As pesquisas nacionais entretanto, revelam um prognóstico muito animador para o mercado de games brasileiro. Estamos avançando! Existe um grande público e um interesse maior ainda em participar do mercado, ressaltado pelo aumento na compra de consoles e  jogos,  por conta de pequenas medidas e ajustes no preço (veja como um pequeno ajuste na tabela de preços deste mercado pode ter tanta influência no comportamento deste público consumidor). Avanço este, que é grandemente atrapalhado (talvez até puramente) por uma política tributária absurda, que preenche – infelizmente – não apenas essa esfera de nossa realidade brasileira.

Aproveito o espaço para deixar o link de um projeto muito relevante para esta última questão levantada: Jogo Justo, iniciativa independente do incrível Moacyr, que provou para muita gente que uma pessoa pode sim, fazer toda a diferença.

Banner Jogo Justo 1 menor1 Veja a lista com os 10 jogos mais vendidos de 2012 e surpresas sobre o mercado de games no Brasil

 

 

Comentários

Sobre o Autor

Vitor é alto, forte, bonito, rico e inteligente. Só que não. É um nerd orgulhoso, pai solteiro de um lindo Xbox 360 caixa branca. Vendeu um rim para comprar sua querida coleção de HQs, jogos, livros e bonequinhos. [update] Enfim criou coragem e vendeu o outro rim por um PS3.