Como se preparar para as provas estudando poucas horas?

Para alcançar uma boa pontuação em qualquer tipo de prova, não tem jeito, é preciso estudar! Mas para quem não tem tempo ou não está disposta a passar horas e horas estudando, saiba que através de organização é possível conquistar uma boa nota em qualquer exame. Você sabe como? Confira a seguir como se reparar para as provas estudando poucas horas por dia.

Utilize o melhor material

Além de estudar o que foi passado durante os dias de aula, é necessário utilizar material para complementar o preparo. Existem diversas formas de se preparar com material online, como é o caso do caderno do aluno.

Este tipo de conteúdo complementar é muito importante para abordar as matérias e exercitar o que foi estudado. Muitas escolas e professoras recomendam a utilização da apostila do aluno e vídeos para a preparação dos estudantes.

Crie uma rotina de estudo

Não basta só ter o melhor material a sua disposição, é importante criar a prática do estudo. Com uma rotina bem organizada é possível estar preparado sem estudar tanto.

A intenção é distribuir a carga de estudo durante os dias, para assim, não precisar estudar tanto quando estiver próximo a data de avaliação. Um período entre uma e duas horas é suficiente para preparação, se for praticado com muita antecedência. Se tiver menos tempo para se preparar, aumente a carga.

Exercite o conteúdo

Além de ler o conteúdo das matérias, é preciso praticar. Em materiais como o caderno do aluno e a apostila do aluno, você poderá encontrar exercícios para realizar.

Vale lembrar que a prática de questionários é indispensável para a fixação de conteúdo. Se possível, pratique com avaliações antigas das matérias em questão.

Não acumule matéria

Se conseguir organizar corretamente a sua rotina de estudos, você evitará o acumulo de matérias e terá mais tempo para entender todos os assuntos.

Sem contar que novos assuntos serão abordados durante as semanas, então quanto antes você conseguir compreende-los melhor será a sua performance na avaliação.

Faça anotações

Faça anotações com suas próprias palavras de todo conteúdo visto. Uma boa dica para esta prática, é escrever tudo à mão, sem utilizar o computador, para ajudar na fixação da matéria.

Faça uma revisão

Se fizer corretamente as suas anotações, ficará mais fácil de fazer a sua revisão geral quando estiver mais próximo da prova. É importante praticar todo o conteúdo através de questionários e atividades com cada assunto.