Obrigações dos proprietários de veículos automotores de São Paulo

Além de puramente pagar o IPVA, os proprietários de veículos também precisam fazer o pagamento do licenciamento. E, para quem não sabe, o licenciamento é a soma do IPVA com possíveis multas de trânsito, taxa de bombeiro e seguro obrigatório. Pelo menos na teoria, o pagamento em dia dessas taxas é o que possibilita o cidadão de colaborar com a contribuição na melhoria das estradas, sim, mas também de outras questões sociais, como educação, saneamento básico, saúde e etc. Por isso é importante manter o pagamento em dia, além de se manter atualizado e dentro do prazo com suas obrigações, se livra de juros e multas maiores futuramente.

PAGAMENTO DE IPVA NO DETRAN SP

Caso o proprietário não se encontre em possibilidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa do IPVA SP, deve saber que precisa seguir e respeitar as datas de vencimento do pagamento, que pode ser efetuado em cota única ou parcelamento. Caso contrário, o atraso gerará o acréscimo de multas e juros no valor total do pagamento do imposto. Os pagamentos podem ser efetuados nos bancos e clientes correntistas podem debitar diretamente da sua internet banking ou caixas eletrônicos.

ATRASO DE PAGAMENTO

Para aqueles que não puderam efetuar o pagamento dentro do prazo, será acrescido ao valor inicial uma multa diária de 0,25%. Essa multa pode chegar até o valor de 15% e, passando desse prazo, o valor pode chegar a 100% mais alto que o inicial. O contribuinte também pode solicitar o pedido de pagamento do IPVA pendente dos anos anteriores, podendo também ser dividido em três parcelas.

DICAS PARA NÃO ATRASAR O PAGAMENTO IPVA

Pode parecer sem importância, mas o celular pode ser um bom aliado para lembrar as datas específicas, inclusive as de pagamentos. Com a modernidade e tecnologia de ponta que o mercado oferece, hoje em dia qualquer celular tem um calendário em que você pode adicionar lembretes importantes para determinadas datas.

Assim, quem tem a memória fraca pode facilitar um pouco a agenda de compromissos e evitar transtornos futuros. Outra possibilidade é o agendamento do pagamento via internet banking, sendo debitado direto na sua conta corrente. Dessa forma o contribuinte efetua o pagamento e nem se dá conta, livrando-se de filas e dores de cabeça maiores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *